Não há dúvidas de que a produtividade de uma empresa depende diretamente da sua força de produção, ou seja, da sua capacidade de gerar produtos e serviços a partir de matérias-primas brutas. Como quem realiza essa transformação é o trabalhador com seu trabalho, é justamente ele que está por trás da produção.
Dessa forma, quanto mais saudável e mais bem preparado estiver o trabalhador, maior será sua produção e, consequentemente, a produtividade da empresa.
Quando o trabalhador está doente ele precisa ser afastado da sua função, transferido para outro setor ou mesmo se ausentar e passar alguns dias em casa ou em um centro de saúde se recuperando. Mesmo que esse funcionário seja substituído por outro, a produção tende a cair durante o período de adaptação e treinamento, o que prejudica a empresa.
Além disso, quando o funcionário se afasta devido a acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho, isso implica em gastos com salário, licenças e multas para a empresa e gera uma distração em todos os demais setores, reduzindo a concentração dos outros trabalhadores e a eficiência da linha de produção.