Mudanças para o empresário
Os chamados eventos do e social relativos à medicina e à saúde e segurança do trabalhador, são todos os "acontecimentos" da vida laboral do funcionário. Como dizem respeito à organização do trabalho, e apontamento de riscos para os funcionários, é adequado que se procure parceria com uma empresa de medicina e saúde e segurança do trabalhador.
As informações que devem ser enviadas à plataforma e social estão contidas no laudo LTCAT, no programa PCMSO, e no PGR. Após a confecção desta documentação , um engenheiro de saúde e segurança do trabalho envia os dados coletados, juntamente com os dados dos funcionários, para que sejam gerados os eventos iniciais, o S2240.
Quando os funcionários realizam os exames constantes no PCMSO, os eventos gerados são os S2220.
Se houver algum tipo de acidente envolvendo o trabalhador, a comunicação do mesmo gera o evento S2210.
Os eventos ocorridos no mês devem ser enviados à plataforma e social até o 15º dia do mês subsequente.
Apesar de assustar em um primeiro momento, o e social deverá se tornar parte da vida de empresários daqui por diante. A relação entre a assessoria SST e a empresa mudou muito com a vinda do e social .
A empresa precisa contar com os profissionais de SST como se fossem braço direito de sua equipe, para que possam cumprir todas as normas elaboradas para que o trabalho em suas dependências seja o mais seguro possível para seus colaboradores. E, desta forma, também, evitando incorrer em notificações pelo não cumprimento de todas as obrigações existentes no que se refere à medicina e saúde e segurança do trabalhado